Recent Posts

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tipos de Cogumelos



Tipos de Cogumelos

Os tipos mais conhecidos, atualmente, são os champignons de Paris, os Funghis Secchis, Porcini, Portobello, Shitake e Shimeji.  Os cogumelos têm alto valor protéico, chegando a 35% em 100 gr., são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, além de minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo. Ah, e ainda têm baixo teor de gordura, além de serem muito saborosos. Ou seja, são ótimos para a sua saúde e para o seu paladar. 

Dicas para comprar cogumelos frescos: prefira sempre os de consistência mais firmes, evitando cogumelos danificados ou com cheiros estranhos. Verifique se há umidade excessiva na embalagem, o que pode indicar que estejam apodrecendo. O cogumelo Paris não deve apresentar manchas, tem que ser claro. Em geral, não devem apresentar fissuras nem manchas escuras. Verifique a validade, os cogumelos frescos devem ser consumidos em, no máximo, uma semana após colhidos.

Armezene-os na geladeira e para aumentar sua validade para até 10 dias, faça furos na embalagem, deixando-a aerada. Os cogumelos continuam vivos mesmo depois de colhidos, por isso precisam respirar, mas o contato excessivo com o ar pode oxidá-los.

Cozinhando cogumelos frescos: Evite lavar os cogumelos, como são esponjosos, tendem a absorver muita água. Limpe os com papel toalha ou pano umedecido, mas se realmente precisar, lave-os rapidamente e seque imediatamente. Com exceção do funghi secchi, nunca deixe os cogumelos frescos de molho. Corte os talos muito sujos ou rígidos e descarte-os ou reserve para uma sopa cremosa. Cozinhe por pouco tempo, caso contrário os cogumelos podem ficar borrachudos.

Dica: Aqueça bem a panela antes de colocar os cogumelos frescos, e cozinhe por até 5 minutos. Hidrate-os em vinho seco ou saquê enquanto cozinham. 

Os cogumelos ainda têm um preço pouco acessível, principalmente o porcini. Mas com tantos benefícios e com  um sabor inigualável, vale muito a pena inserir nas suas refeições eventualmente.

Publicação/Foto: Confraria dos Chefes

Ir para Índices.          Ir para Dicas          Ir para Dicas - Culinária

0 comentários: