Recent Posts

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aprenda a usar a panela de pressão


Aprenda a usar a panela de pressão.

Não deixe de fazer receitas por medo da panela de pressão! Veja o passo a passo para usá-la.




1. Verifique se a borracha de vedação está inteira, sem rachaduras (foto 1):











2. Veja se a válvula de pressão está preservada dos dois lados da tampa (fotos 2 e 3):





3. Atente para que a válvula de pino (localizada no centro da tampa) esteja preservada (foto 4):









4. Tampe com atenção, certificando-se de que o encaixe tenha sido perfeito, e feche a trava. Para tampar, primeiro coloque a tampa dentro da panela, inclinando um pouquinho, e depois volte para a posição correta de forma que o cabo da tampa esteja alinhado com o cabo da panela.

Somente depois disso, encontre o encaixe perfeito (fotos 5 e 6):










5. Durante o cozimento, é importante diminuir o fogo à medida que a panela “pegou pressão” (o vapor saindo pela válvula com pino fará um chiado característico – caso o chiado não aconteça é sinal de que a panela não está bem tampada, e por isso não alcançará a pressão) (foto 7):

Fogo alto ou baixo influencia não no tempo de cozimento, no caso da panela de pressão, e sim na quantidade de água que irá evaporar. Fogo alto = evaporação mais rápida / fogo baixo = evaporação mais lenta. A utilização do fogo alto poderá facilitar que o alimento grude no fundo da panela e queime.

6. Terminado o tempo de cozimento da receita, desligue o fogo e deixe a panela descansar por alguns instantes ou até que a válvula com pino tenha parado de chiar. Coloque a panela na pia, ligue a torneira e deixe escorrer água somente nas laterais da panela, nunca diretamente sobre a tampa (foto 8):

7. Quando a panela despressurizar, pode haver um estampido. Destrave a tampa e retire-a da mesma forma como foi tampada (fotos 5 e 6), inclinando um pouquinho para que ela possa sair de dentro da panela.

Observando com rigor estes sete itens de segurança acima, as experiências com a tão temida panela de pressão deverão ocorrer com mais tranquilidade, sem medo e sem surpresas, tanto quanto à segurança quanto ao resultado das receitas.

E, a partir disso, a panela de pressão poderá se tornar uma de suas maiores aliadas na cozinha.

Publicação: Yahoo! Brasil - Por Renata Abdalla

Ir para Índices.          Ir para Dicas          Ir para Dicas - Culinária

0 comentários: