Recent Posts

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Doando AMOR!



Enviado por: Clea Miranda

Ir para Índices.

Ambulância solidária



ALGUÉM PODE ESTAR PRECISANDO DE UMA AGORA!

Esse serviço é gratuito, basta apenas ligar e fazer o cadastro do paciente, que precisa fazer hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.
A ambulância pega o paciente em casa, leva até o hospital para o tratamento e retorna para casa.

O telefone é do quartel de bombeiros do Maracanã - (21) 2334.2234.

Enviado por: Clea Miranda

Ir para Índices.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nhoque da fortuna no dia 29

Aprecie o nhoque da fortuna no dia 29 sem afetar a balança

Além de saboroso, o prato traz sorte para quem segue a tradição
Por Natalia do Vale

Conhecido por todos que apreciam a gastronomia italiana, o nhoque é famoso não só por seu sabor e versatilidade. Presença garantida em almoços de domingo, o prato ficou ainda mais popular no Brasil em função das superstições que o cercam.

Todo dia 29 do mês é o dia do nhoque da fortuna. Diz a lenda que num certo dia 29 de dezembro, na Itália, São Pantaleão bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era bem pobre, mas apesar disso, não se importou em dividir o seu nhoque com o andarilho. Ao recolherem os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Segundo a tradição, antes de se deliciar com o prato, coloca-se uma nota de dinheiro embaixo dele e faz-se um pedido. Para garantir o bolso cheio o ano inteiro, a nota deve ser guardada até o próximo dia 29 do mês seguinte.

Também é possível tornar este prato mais leve sem perder o sabor para não atrapalhar a dieta. Para a nutricionista Ana Flávia Pinheiro, o nhoque é um dos pratos mais versáteis que existem por permitir substituições tanto no molho quanto na própria massa: "Você pode substituir parte da batata da massa por beterraba, berinjela, abobrinha, abóbora e muitos outros legumes, tornando-o super nutritivo. Além disso, um molho simples e leve já dá um sabor especial ao prato", explica.
Dicas e substituições que fazem a diferença
- Já que os componentes da massa do nhoque tradicional são basicamente batata e farinha de trigo, o ideal é não exagerar na quantidade de farinha ao preparar a massa, pois, quando em excesso, o ingrediente deixará a massa mais pesada e menos saborosa. Outra opção é usar trigo integral para tornar a receita mais saudável e rica em fibras.

-É possível substituir a batata por outros ingredientes como: berinjela, ricota, pão light, beterraba, abobrinha e até banana. "O sabor fica diferenciado, conforme o ingrediente, mas em geral, as substituições por legumes e vegetais resultam em menos calorias na hora de pesar na balança", explica a nutricionista.

- Outra sugestão é saber escolher o molho que acompanhará o nhoque: "para emagrecer o prato, o melhor é deixar de lado os molhos brancos ou à base de queijos amarelos e investir nos molhos de tomate, de ricota, espinafre ou manjericão, que são bem menos calóricos e nem por isso menos saborosos", sugere Ana Flávia.
- Comece sempre por uma salada. "Se você vai comer uma massa como nhoque, que por mais leve que seja a receita, acaba pesando um pouco, comece a refeição com uma boa salada para moderar seu apetite e evitar que exagere na quantidade da massa a ser consumida", explica a especialista.

-Cuide para comer devagar e saborear a massa. O hábito evitará que você repita a porção desnecessariamente. Mas, se por acaso sentir que descuidou e comeu além da conta o melhor é segurar a quantidade de carboidratos que consumirá no restante do dia. "Se exagerou na massa, prefira, para as próximas refeições, uma alimentação mais leve, dando prioridade para as frutas, vegetais e grelhados magros", finaliza.

Versões leves e nutritivas do prato

Nhoque Integral Maravilha

Ingredientes:

-750 g de batatas
-1 ovo
-½ colher de sopa de manteiga
- Sal a gosto
-Farinha de trigo integral

Modo de Preparar:

Cozinhe as batatas com as cascas, descasque-as e passe no espremedor. Junte as batatas ainda quentes à manteiga, ovo, sal e vá juntando a farinha de trigo até poder enrolar, mas sem deixar que a massa fique dura. Faça rolinhos compridos de massa de batata sobre o mármore enfarinhado.

Corte-os com uma faca em pedacinhos. Cozinhe os nhoques em bastante água fervente com sal. Quando subirem à tona de água, estarão cozidos.

Tire-os com uma espumadeira, deixe escorrer. Arrume-os numa travessa, cubra-os com molho de tomate e bastante queijo parmesão.

Fonte: Chef Luiza Zaidan

Ir para Índices.

Nhoque de beterraba

Ingredientes:

- 1 ovo
- 1 copo (tipo americano) de leite
- 2 colheres (café) de sal
- 150 g de batata cozida
- 150 g de beterraba cozida
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 copo (tipo americano) de farinha de trigo

Para o Molho de Sálvia:

- 100 g de manteiga
- 4 folhas de sálvia fresca
- sal e pimenta-do-reino branca moída

Para o Molho Branco:

- 2 colheres (sopa) de manteiga light
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 ramo de alecrim picado
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 500 ml de leite desnatado
-pimenta-do-reino moída, pimenta calabresa, noz-moscada moída e sal a gosto

Modo de preparo:

Num liquidificador coloque o ovo, o leite, o sal, a batata e a beterraba. Bata bem até a mistura ficar homogênea. Reserve. Numa panela em fogo médio aqueça a manteiga e depois incorpore o creme batido (do liquidificador). Misture bem e espere o creme aquecer.

Assim que o creme aquecer, coloque de uma vez a farinha de trigo e mexa constantemente até que a mistura desgrude da panela, +/- 3 a 5 minutos. No início parece que o creme vai empelotar, mas mexa continuamente como massa de coxinha, até que desprenda da panela.

Transfira a massa para um refratário e espere esfriar. Assim que a massa esfriar, enrole-a formando tiras e depois corte no formato de nhoques. Coloque o nhoque direto no molho quente (escolha um de sua preferência) e sirva a seguir. Essa massa pode ser aquecida em microondas ou armazenada em geladeira por 1 semana. Você pode trocar a beterraba por cenoura, espinafre ou mandioquinha.

Molho de Sálvia:

Numa frigideira em fogo médio derreta a manteiga. Adicione as folhas de sálvia fresca, sal e pimenta-do-reino branca moída e deixe cozinhando de 2 a 3 minutos.

Molho Branco:

Numa panela em fogo brando, derreta a manteiga e refogue o alho, a cebola e o alecrim. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o leite, a pimenta-do-reino, a pimenta calabresa, a noz-moscada moída. Acerte o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.

Fonte: Chef Luiza Zaidan

Ir para Índices.

Nhoque de Abóbora

Ingredientes:

-2 quilos de abóbora cozida
-1 ovo
-farinha de trigo até dar o ponto
-sal a gosto
-1/2 quilo de carne seca desfiada
-1 colher de manteiga
-1 cebola picada
-cebolinha
-queijo ralado (a gosto)

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora, passe no espremedor, misture os ovos, sal e farinha. Quando estiver no ponto, enrole, corte e cozinhe até subir na água.

Coloque a carne seca desfiada sem o sal, para refogar com manteiga, cebola e tempero de seu gosto. Misture o nhoque à mistura e salpique cebolinha e queijo ralado a gosto.

Fonte: Chef Luiza Zaidan

Ir para Índices.

Nhoque de ricota.

Ingredientes:

-1 ovo
-1 colher (café) de noz-moscada ralada
-1 xícara (chá) de farinha de trigo ?
-675 g de ricota
-Sal (o mínimo)

Molho:

-1 cebola média ralada
-12 dentes de alho amassados
-400 g de polpa de tomate
-250 g de purê de tomate
-1 copo de leite desnatado
- algumas folhas de manjericão
-1 cenoura picada

Preparo da Receita:

Passe a ricota por uma peneira fina e misture com o ovo, a noz-moscada e o sal. Junte a farinha aos poucos, amassando com as mãos até obter uma mistura firme. Pegue pequenas porções de massa, forme cordões e corte-os em pedacinhos.

Amasse-os ligeiramente com um garfo e vá colocando-os sobre uma superfície enfarinhada ou um pano. Ferva 4 litros de água. Vá colocando os nhoques aos poucos. Quando subirem à tona, retire-os com uma escumadeira e coloque-os num escorredor.

Passe-os imediatamente por água fria em abundância; escorra-os. Coloque-os numa travessa, cubra com o molho e sirva.

Molho: Numa panela antiaderente dê uma ligeira fritada na cebola e no alho. Junte a polpa e o purê de tomate, a cenoura, o leite e as folhas de manjericão.

Mexa bem e cozinhe em fogo brando por 1h30min com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Se necessário, vá colocando água aos poucos. Quando o molho estiver bem apurado, retire-o do fogo e passe-o por uma peneira.

Fonte: Chef Luiza Zaidan

Publicação Yahoo Brasil – Beleza e saúde – Alimentação

Ir para Índices.

O prazer na dor das pimentas.


Um bônus em nossa evolução: O prazer na dor das pimentas.

O final do verão é época de colheita da pimenta chili, quando o estado do Novo México (EUA) é invadido pelo perfume de chilis assando, e por todo o país os deliciosos e dolorosos frutos da planta do gênero Capsicum estão sendo transformados em salsa, molho picante e repelente de ursos-cinzentos. Ocorrem muitos festivais, muitas vezes com concursos de comer pimenta.

Em minha cozinha, quando transformo minhas pimentas habanero em molho picante, tenho minha própria celebração para o acaso evolucionário que permitiu aos humanos masoquistas aproveitar um sofrimento tão saboroso.

Alguns especialistas afirmam que gostamos das pimentas porque elas são boas para nós. Elas podem ajudar a baixar a pressão, podem surtir alguns efeitos antimicróbicos e aumentam a salivação, o que é bom se você come uma dieta baseada num produto insosso como milho ou arroz.

A dor das pimentas podem inclusive matar outras dores, um conceito sustentado por recentes pesquisas. Outros, como Paul Rozin, da Universidade da Pensilvânia, argumentam que os efeitos benéficos são pequenos demais para explicar o grande amor dos humanos pelas comidas apimentadas.

Rozin, que estuda outras emoções e gostos humanos ("Sou o pai da repulsa na psicologia"), acha que escolhemos a pimenta pelo sofrimento. "Isso é uma teoria", enfatiza ele, "eu não sei se isso é verdade".

Mas ele tem evidências do que chama de masoquismo benigno. Por exemplo, ele testou comedores de chili, elevando gradualmente a dor ou, como os dizem profissionais, a pungência da comida, até o ponto em que os participantes afirmaram que não conseguiriam continuar.

Após o teste, quando questionados qual nível de "calor" havia sido seu preferido, eles escolheram o nível mais alto que puderam agüentar.

Sou obrigado a concordar, embora pelos verdadeiros padrões dos apreciadores do chili, eu seja um fraco. Meu filho estava bastante impressionado com um parente que cresceu no México e comia pimentas habanero inteiras, então minha esposa sugeriu um projeto de jardinagem entre pai e filho. No primeiro ano, apenas uma planta sobreviveu às marmotas e cervos. Mas que planta! Ela produziu uma safra abundante de maravilhosas pimentas habanero.

Ninguém as comeu. Em minha cabeça, eu podia ver a planta balançando suas pequenas granadas de calor na frente dos cervos e murmurando, "Dê uma mordida em mim, bambi".

As habanero são muito fortes, embora haja uma grande variedade delas. Na escala padrão Scoville de "calor" (sendo pimentão o nível 0 e a pimenta mais forte da índia, chamada jolokia, nível 1.000.000), a habanero laranja fica entre 100 mil e 350 mil.
Para efeito de comparação, as pimentas jalapeño variam entre 5 mil e 50 mil.

O spray contra ursos com 2% de capsaicina é anunciado como tendo 3,3 milhões de unidades, e a capsaicina pura - o elemento químico que causa a ardência - chega a 16 milhões.

Em lugares como América Central, Ásia e o subcontinente asiático, as pimentas chili são parte integral da culinária. Mas somente a genialidade comercial americana poderia lançar um produto que é comercializado com a ideia de que você não conseguirá usá-lo. Molho Picante Fim da Vida! Tão Quente que Você Morrerá! Aceitamos Visa, Mastercard ou Paypal. Certo, pode contar comigo!

Como isso aconteceu? A história de como o chili ganhou seu "calor" é bastante direta. Um estudo recente sugere que a capsaicina é uma eficiente defesa contra um fungo que ataca sementes de chili. Realmente, experimentos mostraram que as mesmas espécies de plantas selvagens de chili produzem muita capsaicina num ambiente onde o fungo tem inclinação a crescer, e muito pouca em regiões mais secas, onde o fungo não representa perigo.

O início da paixão pelas pimentas.
Os humanos descobriram as pimentas rapidamente. Há evidências de que, seis mil anos atrás, pimentas picantes já eram usadas das Bahamas aos Andes. Assim que Colombo as levou na volta do Novo Mundo, o chili se espalhou pela Europa, Ásia e África.

Ninguém sabe ao certo por que os humanos encontrariam prazer na dor, mas Rozin sugere que existe uma excitação similar a andar numa montanha russa. "Somente os humanos conseguem apreciar eventos que são intrinsecamente negativos, que produzem emoções ou sentimentos que somos programados para evitar", diz. Outros mamíferos não se juntaram à festa. "Não existe um único animal que goste de pimentas picantes", afirma Rozin.

Ou como coloca Paul Bloom, psicólogo de Yale, "Filósofos sempre tentaram definir características dos humanos - linguagem, racionalidade, cultura, e tudo mais. Eu resumiria da seguinte forma: o homem é o único animal que gosta de molho Tabasco".

Isso vem do novo livro de Bloom, "How Pleasure Works: The New Science of Why We Like What We Like" (Como funciona o prazer: A nova ciência de por que gostamos do que gostamos, em tradução livre), no qual ele aborda a natureza geral do prazer humano, além de alguns prazeres bastante específicos e complicados.

Alguns, como comer comidas dolorosamente apimentadas, são casuais. Gostar de pimenta não possui nenhum significado profundo, nenhum valor evolucionário. É simplesmente gostar de pimentas.

Posso acrescentar, porém, que como é preciso ter um cérebro complicado e um autoconhecimento estranho para gostar de algo inerentemente doloroso, apenas o animal com o maior dos cérebros e a mente mais complexa é capaz de fazê-lo.

Aos comedores de chili: comer fogo não é burrice, mas um sinal de alta inteligência.

© 2010 New York Times News Service

Publicação: Yahoo Brasil! em 28/09/2010 as 03:41 h

Foto: Rainhas do lar

Ir para Índices.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Caipifruta de Maracujá


Caipifruta de Maracujá

Ingredientes:

50 ml suco de maracujá cremoso
25 ml Cachaça branquinha ou Vodka de sua preferência
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de fazer:

Em uma coqueteleira ou um recipiente com tampa, colocar o suco de
maracujá, a cachaça ou vodka, adoçar e colocar gelo, fechar, misturar
e servir ainda gelado.

Foto: Denis Manfredine - DJ in Rio

Ir para Índices.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alimentos anti-estresse

Alimentos anti-estresse combatem a depressão e a ansiedade!

Mulheres que são mães, donas de casa e profissionais, tudo ao mesmo tempo. Homens bem sucedidos e que praticam esportes como atletas. Crianças que além das provas, ainda possuem muitas atividades após as aulas. Adolescentes em fase de vestibular. Com essa vida corrida é inevitável sentir os efeitos da pressão. No entanto, existem maneiras de amenizar estes sintomas. Que tal aliviar o stress através da alimentação? Existem alguns alimentos que podem ajudá-lo!





Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.






Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.




Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.





Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.




Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.



Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.


Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.



Publicação: Yahoo! Minha Vida

Ir para Índices.

domingo, 26 de setembro de 2010

Tratamentos para unhas frágeis

Tratamentos para recuperar unhas frágeis.

Intoxicações, infecções, deficiência de nutrientes e problemas congênitos estão entre as principais causas de enfraquecimento das unhas, o tema escolhido pelos leitores para a coluna "Qual é o seu problema?", desta semana. A dermatologista Robertha Nakamura, coordenadora do Centro de Estudos da Unha (CEU) do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio, explica como resolver. E diz que o exame das unhas fornece informações valiosas sobre alterações hormonais, dos rins e do fígado.

O que caracteriza uma unha fraca?

ROBERTHA NAKAMURA: Ela ocorre devido a algum problema da matriz ungueal, que é a raiz, e responsável pela produção da lâmina. Um sinal é a diminuição da meia lua, a matriz, ou seja, ela é menor em tamanho, produzindo a lâmina mais fina. Também o leito da unha é estriado e ela adquire a forma do local onde está instalada. A unha também é facilmente dobrável e com vasos visíveis ao exame dermatoscópico.

O problema é isolado?

ROBERTHA: Pode ser isolado, mas na maioria das vezes ocorre nas duas mãos ao mesmo tempo, sendo menos freqüente nos pés. Isto porque as unhas dos pés são mais espessas. Algumas pessoas têm unhas mais frágeis do que outras, devido a fatores como idade (idosos), pós menopausa, doenças que causam ressecamento da pele (um exemplo é hipotireoidismo), hereditariedade ou contato com substâncias irritantes. Outras doenças podem enfraquecer as unhas, como eczema, líquen, psoríase e alopecia, anemia, intoxicações, comprometimento vascular periférico, deficiência de vitaminas A, C, B6, zinco, osteoporose etc.

A alimentação influencia?

ROBERTHA: Não há relação com alimentação. Quanto ao estresse emocional, há algumas pessoas que apresentam aumento da produção do suor nas mãos e nos pés, o que pode contribuir para unhas frágeis. O excesso de suor hiper hidrata as unhas e facilita o seu descolamento.

Algum tipo de esmalte é prejudicial?

ROBERTHA: Depende muito da pessoa que usa. Se ela for alérgica, alguns esmaltes podem prejudicá-la. A mulher pode ser alérgica tanto à coloração do esmalte quanto ao veículo do esmalte. Neste caso, mesmo com esmalte antialérgico pode ocorrer reação. O ideal é procurar um alergista para saber à qual substancia química o indivíduo é alérgico. Se a unha é muito frágil, fina demais, o próprio esmalte fortalecedor pode ultrapassar a lâmina ungueal, atingir o leito e irritar. A exposição ao sol também pode descolar as unhas. O esmalte de cor escura funciona como um protetor físico da radiação.

Como é o diagnóstico?

ROBERTHA: Com história clínica detalhada para avaliar e exame físico das unhas com auxilio de métodos de imagem, como dermatoscópio manual e photo finder, e exames laboratoriais para avaliar as alterações ainda não diagnosticadas.

E o tratamento?

ROBERTHA: A placa ungueal leva de cinco a seis meses para se regenerar. O tratamento que aumenta a taxa de crescimento da unha ajuda a fortalecê-la. Além de tratarmos a lâmina que está descamando, deve-se dar atenção à raiz da unha. Então, o médico recomenda nutrição local e através de medicamentos à base de vitamina B e silício orgânico, que além de aumentarem o limiar de crescimento das unhas as tornam mais espessas. Assim, elas perdem as estrias. O tempo de crescimento de uma unha da mão é em torno de seis meses, com variações individuais. A unhas dos pés levam, em média, 12 meses.

Ele é definitivo?

ROBERTHA: Depende da causa. Se a meia lua estiver ausente, a matriz é pequena e não haverá regeneração, e sim melhora de sua função. Neste caso, quando a unha estiver sadia o médico faz tratamento de manutenção. Caso contrário, ao cessar o tratamento as unhas voltarão a ficar frágeis. Se a causa for externa ou sistêmica, como no caso de anemia, o paciente poderá ter alta.

Quais os principais cuidados?

ROBERTHA: Deve-se fazer a hidratação das cutículas e da pele ao redor das unhas (laterais), pois as mesmas têm a função de proteção e tamponamento. Ao retirá-las, abrimos uma porta de entrada a vários contaminantes, como fungos e bactérias. Também é importante hidratar a pele das mãos e dos pés, porque a pele muito ressecada pode acumular contaminantes e estes atacarem as unhas. Outra dica é manter os pés secos após uso de calçados fechados e não usar o mesmo modelo todos os dias; e evitar o uso de sapatos apertados.

Publicado O Globo 25/09/2010 21:11 h

Ir para Índices.

sábado, 18 de setembro de 2010

Mussi de maracujá


Mousse de maracujá.

Ingredientes:

01 lata de leite condensado (300 ml)
01 cx de creme de leite (200 gr)(250 ml)
01 xc de chá de suco de maracujá cremoso (200 ml)
01 envelope de gelatina sem sabor e cor diluída em água (200 ml)
01 cl de chá de raspas da casca e sementes (opcional para enfeitar)
Fazer tiras da casca (opcional para enfeitar)
01 ou 02 gotas de corante amarelo a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Com o ralo na parte de corte (gota) fazer as tiras da casca.
Deixe a gelatina descansar por 5 min em 50 ml de água com temperatura ambiente, coloque no microondas por 30 seg., em seguida acrescente a água gelada (150 ml).
Em um liquidificador colocar o leite condensado, o creme de leite, bater bem,
colocar a gelatina dissolvida e o suco do maracujá. Leve pra geladeira.
Pode ainda colocar uma colher de chá de raspas da casca e tiras da casca, alem da sementes para enfeitar.

Obs.: Nesta receita não foi usado corante.

Receita: do Rafa

Foto: Denis Manfredine - DJ in Rio

Ir para Índices.

Suco de maracujá cremoso

Suco de maracujá cremoso.

Ingredientes:

02 maracujá maduro com casca lisa
água

Modo de fazer:

Com um descascador de legumes ou ralo retirar a casca, a parte brilhosa e deixar a poupa branca, em um liquidificador processar a poupa, e o miolo, adicionar água somente o suficiente para ficar com a textura de um creme ou de uma vitamina.
Em um coador chamois, um pano de prato limpo ou mesmo um coador de pano, sem uso com café, coar todo o suco, desta forma o suco precisará de bem menos açúcar que o que usa só o miolo.

Servir puro, diluído em água, usar em mussi ou na caipifruta.

Receita da minha Mãe

Feito: Rafa

Foto: Denis Manfredine - DJinRio

Ir para Índices.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Para fechar saquinhos de mantimentos

RECICLAGEM INTERESSANTE PARA FECHAR SAQUINHOS DE MANTIMENTOS

Reciclagem ideal - tampa do frasco plástico

Esta é uma ótima idéia para compartilhar. Bom para nós e para o meio ambiente também. Então, muito melhor do que usar um twist-tie.

Incisão direita do corte no pescoço.


Coloque a parte do plástico aberto através do gargalo da garrafa que você acabou de cortar.

Arrume o plastico da sacola para baixo e pronto.


Melhor do que os clipes de plástico que você tem que comprar.










Enviado por: Márcia Portilho

Ir para Índices.          Ir para Dicas          Ir para Dicas - Sustentabilidade

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bobo de frango

Bobo de frango.

Ingredientes:

02 peito de galinha (1,2 kg)
1½ aipim (macaxeira)
01 cudo de caldo de galinha
1½ l de água
01 cebola ralada
05 dentes de alho espremido
01 vidro de leite de coco (200 ml)
½ xc chá de coentro (100 ml) ou a gosto
02 cl de sopa azeite de dende ou a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Selecionar a mandioca (macaxeira) +- com a mesma espessura para elas
tenham todas o mesmo tempo de cozimento.
Quebrar a mandioca (macaxeira) no ato da compra, se ela envergar e
não estalar e quebrar (Técnica mineira) você não seleciona esta.
Descascar a mandioca (macaxeira), cortar em pedaços de +- uns 4 cm,
fazer um corte em cruz no centro de um dos lados e forçar até ela estalar.

Desossar o peito de frango, reservar os ossos, cortar em filés e
posteriormente em cubos de +- 3 cm, colocar vinagre e lavar depois,
temperar com pimenta do reino, tominho, curry e reservar, alho espremido
e cebola ralada. Deixar marinar por +- 20 min. Com uma colhe de chá da
cebola e uma do alho já processado refogar os ossos retirado do peito,
acrescentar 1 tablete do caldo de frango, água, não mais de 1½ l
de água, e deixar cozinhar por 5 minutos, coar e reservar 300 ml.
Servir ainda quente com arroz branco.


Foto: Denis Manfredine - DJ in Rio

Ir para Índices.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Banana



Banana

Depois de ler isto, você não vai olhar para uma banana da mesma maneira.

Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana vai te dar uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças.

Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.

Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial : Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro : 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação : Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

Dor de cabeça : Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.
Cansaço matinal : Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Picadas de insectos : Quando for picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. A irritação vai acabar.

Nervos : Bananas são ricas em vitamina B , que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

Controle de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.

Fumar : As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress : O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

Cortes : De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

NÃO CUSTA TENTAR...



Por: Armando Falconi Filho - E-mail

Enviado por: Murilo Gama

Topo

Ir para Índices.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Alimentos x Emoções

Alimentos x Emoções



Banana: contra a ansiedade

Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.
Quanto consumir: 2 unidades por dia

Mel: pura alegria

Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1 colher (sopa) / dia.

Abacate: amigo do sono

Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem. Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x / semana.

Salmão: levanta o astral

Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato . O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, aranque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central. Quanto consumir: 1 porção, 3x / semana.

Lentilha: afasta o medo

Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.
Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana.

Nozes: mantém você concentrada

São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.
Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana.

Chá verde: espanta o estresse

Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia.

Brócolis: deixa a mente esperta

É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires / dia.

Clorela: controla a preocupação

Comportamento obsessivo pode ser sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorela funciona como um poderosíssimo reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico. E mais: contém vitaminas (B3, B6, B12 e E) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando com a aflição e aumentando a sensação de conforto.
Quanto consumir: de 2 a 4g / dia (cápsula)

Óleo de linhaça: dribla o apetite voraz

O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão a comida fica bem menor. Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais.

Gérmen de trigo: acaba com a irritação

Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.
Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia.

Tofu: espanta o desânimo

O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental. Quanto consumir: 1 fatia média / dia.

Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Nut. Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
Clínica Nutrissoma
Rua Marquês do Pombal, 1824 Conj. 303
Fone (0xx5l) 3361-4012 -
Porto Alegre - RS

Enviado por: Murilo Gama

Topo

Ir para Índices.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como conservar corretamente as roupas!

Como conservar corretamente as roupas!

Você comprou aquela peça de roupa que desejava há dias. Ao chegar em casa, tratou de encontrar um espaço no guarda-roupa para ela. Após usar, colocou para lavar sem preocupação. Porém as duas ações corriqueiras, guardar e lavar, são fundamentais para conservar a peça em bom estado por mais tempo. A consultora de moda Manu Carvalho explica que cada tipo de roupa exige cuidados especiais que ajudam a manter a roupa sempre com aparência nova.

O cabide, por exemplo, é essencial. Manu recomenda os modelos acolchoados para peças de roupas delicadas como vestidos de festa. "Ele não 'machuca' a peça", explica a consultora. Além disso, independente do material, como madeira ou plástico, os cabides devem preencher a parte superior inteira da roupa. Um vestido, por exemplo, não pode cair do cabide. Um paletó também deve estar visivelmente bem acomodado.

Mas que tipo de roupa pendurar? Paletós, casacos, camisas e jaquetas estão liberados. "Mas tricô e roupas de malha em geral nunca devem ficar em cabides. O tecido pode esticar e não voltar ao estado original", afirma a especialista. Assim, as malhas devem ser mantidas em gavetas.

Além disso, uma atenção redobrada deve ser dada às peças que possuem elástico. Meias, sungas, biquínis e maiôs jamais devem ser enrolados, isso faz com que a peça perca a elasticidade. "É um erro comum guardar uma peça do biquíni amarrada na outra", conta Manu.

Quanto aos acessórios, as gravatas e os cintos de couro devem permanecer desenrolados. "Quando se guarda um cinto dobrado podem surgir aquelas marcas de couro quebrado", lembra Manu. As pulseiras também devem ser mantidas esticadas. Para os brincos a consultora recomenda que sejam guardados separadamente, evitando, desse modo, que um arranhe o outro.

"Uma dica para quando tiver dúvidas é pensar na resiliência do material do qual é feito a roupa ou o acessório. Ou seja, no seu poder - ou falta dele - de deformação e volta ao estado original", conclui a consultora. Também é importante deixar tudo organizado e de forma que todas as roupas sejam vistas, para usar tudo o que está no armário.

Residências pequenas
Quem vive em casas ou apartamentos com pouco espaço nem sempre possui um guarda-roupa ou um closet em tamanho suficiente para acomodar as roupas e os acessórios da maneira adequada. Neste caso, Manu Carvalho sugere que as roupas que não são da estação corrente sejam guardadas em caixas e estas colocadas nos maleiros do armário ou debaixo da cama. "Essa também acaba sendo uma boa desculpa para arrumar o armário inteiro a cada estação", lembra.

Uma outra ideia é doar as roupas que não veste mais ou, até mesmo, vender para brechós. "Você ainda aproveita o dinheiro para comprar coisas novas", diz a especialista. Por fim, Manu propõe que seja mais criterioso na hora da compra. "Quem tem armário pequeno deve ter foco ao adquirir algo. Anote o que precisa e só leve para casa o que realmente irá usar", afirma a consultora.

Lavagem adequada
Cada tecido deve ser limpo de uma maneira. Existem dicas gerais que podem ser o passo inicial na preservação das peças. A primeira, simples, mas que nem todos seguem, é separar as peças por cores. "Coloque preto com preto, branco com branco e colorido com colorido para lavar", afirma a consultora.

A segunda é lavar à mão todas as roupas delicadas. Já as coloridas podem ser lavadas rapidamente. "Apenas a água já é suficiente para tirar a coloração da roupa quando sua tintura não foi corretamente aplicada", explica Fábio Malatesta, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Vanish. Por fim, Manu sugere que antes de colocar mãos à água, siga as instruções da etiqueta.

Está na dúvida? Veja o significado de cada símbolo:




Por: Isis Nóbile Diniz, da Redação Yahoo! Brasil

Ir para Índices.          Ir para DICAS          Ir para Dicas - Higiene & Limpesa